Por Carol e Babinho

Dicas da Cidade do Cabo: guia completo para planejar sua viagem!

Dicas da Cidade do Cabo: guia completo para planejar sua viagem!

Dicas da Cidade do Cabo

Eu não te conheço, mas te garanto uma coisa: é impossível você conhecer a Cidade do Cabo e não se apaixonar – independente do seu estilo de viagem. A cidade é simplesmente incrível e, neste artigo, vamos te dar todas as dicas da Cidade do Cabo.

Imagine um lugar mais barato que o Brasil, com gastronomia e povo maravilhosos e muitas coisas divertidíssimas pra fazer. Pensou? Pois a Cidade do Cabo é tudo isso e muito mais. Sem exageros!

Este artigo está muito precioso porque, de maneira inédita, vamos reunir todas as informações úteis tanto sobre a África do Sul, de maneira geral, quanto sobre a Cidade do Cabo. Dessa maneira, o planejamento e a organização da sua viagem vão ficar muito mais fáceis.

Dicas da Cidade do Cabo

Se você acompanhou nossa viagem no Instagram, sabe que viajamos pra lá com nossa filhinha de apenas um ano e exploramos a cidade como costumamos fazer: indo sempre além do óbvio.

Pra você ter uma ideia, em uma semana na Cidade do Cabo, nós pegamos praia com  pinguins, nadamos com focas, andamos de bicicleta e fizemos piquenique nas vinícolas, pegamos um cinema ao ar livre em um cenário deslumbrante, percorremos uma estrada cinematográfica e por aí vai!

E, contrariando todas as expectativas, não fizemos safári. Ao longo deste artigo, vamos te explicar o porquê dessas decisões e te dar todas as dicas da Cidade do Cabo. Vamos lá?

 

Se você quiser já ir dando uma olhadinha no apartamento que nós alugamos bem no centro da cidade e recomendamos bastante, clique aqui.  Para ver todas as opções de hospedagem na Cidade do Cabo, clique aqui.

Além deste, temos mais três artigos preciosíssimos sobre a Cidade do Cabo :

  1. Um guia completo do que fazer na cidade, com atividades nada óbvias e super divertidas pra toda a família. Para acessá-lo, clique aqui.
  2. Um artigo completamente inédito em português, contando nossa experiência de nadar com centenas de focas selvagens. Clique aqui para ler o nosso relato completo.
  3. Um artigo completamente inusitado sobre as vinícolas na África do Sul, mostrando o roteiro que fizemos – que incluiu andar de bicicleta pelas vinícolas e curtir um piquenique em um cenário deslumbrante. Além disso, preparamos uma planilha exclusiva que mostra atividades super interessantes em dezenas de vinícolas. Para acessá-lo, clique aqui.  
Dicas da Cidade do Cabo
Apartamento excelente que ficamos e recomendamos bastante!

DICAS DA CIDADE DO CABO

 

  1. DOCUMENTAÇÃO

Vamos começar nossas dicas da Cidade do Cabo pela documentação exigida para entrar na África do Sul: apenas um passaporte válido (por pelo menos 30 dias) e o certificado internacional de vacina contra a febre amarela. Não é preciso visto para permanência de até 90 dias.

Fique bastante ligado em relação à vacina, porque eles cobram mesmo e, sem ela, você não consegue entrar no país. Nossa filhinha de um ano também precisou do certificado.

Dicas da Cidade do Cabo
Por do sol na Table Mountauin

Atenção! Apenas tomar a vacina de febre amarela não é suficiente! Você precisará emitir o seu Certificado Internacional de Vacinação (VICP), que é o documento oficial que comprova internacionalmente que você tomou, de fato, a vacina.

Funciona assim: o primeiro passo é tomar a vacina (pode ser no SUS). Guarde o comprovante da vacinação porque você vai precisar dele pra emitir o seu certificado.

Depois disso, solicite o seu VICP no site do MeuSUS Digital. 

Uma dica: como muitos países exigem este certificado de vacinação de febre amarela, nós o deixamos grampeado no nosso passaporte. Dessa maneira, fica muito mais difícil perder e ele sempre está à mão.

Dicas da Cidade do Cabo
Imagine ficar ao lado desses pinguins super fofos 😉
  1. VOOS DIRETOS DO BRASIL

A boa notícia é que há voos diretos para a Cidade do Cabo, saindo do Brasil. Estes voos haviam sido suspensos na pandemia, mas foram retomados em 2023.

Os voos são da South African Airways, às quartas e sábados. Nós, inclusive, compramos o voo com milhas Smiles, da Gol. Vale dar uma olhada no preço por milhas, pode valer bastante a pena.

Para Joanesburgo, há voos diretos da South African e da LATAM também. Veja a tabela abaixo, com os voos diretos saindo de Guarulhos para a Cidade do Cabo:

Voos direto de GRU para a Cidade do Cabo
  1. MELHOR ÉPOCA PRA IR PRA CIDADE DO CABO

Este tópico vai ser o ponto central das nossas dicas sobre a Cidade do Cabo, porque ele é definidor pra organizar a sua viagem! Muita gente vai e volta da África e não fica sabendo destas informações valiosas. Portanto, preste bastante atenção.

Eu, Carol, já fui duas vezes pra Cidade do Cabo. A primeira foi em junho de 2010, durante a Copa do Mundo: no inverno. A outra foi em março de 2024: no verão. E posso afirmar com propriedade: a cidade é totalmente diferente nas duas estações. E, sim, é infinitamente mais legal no verão!

Como você deve ter percebido, as estações na África são iguais às do Brasil. Quando é verão aqui, também é verão lá (de dezembro a março). Quando é inverno aqui, é inverno lá (de junho a setembro).

Eu, com carinha de baby, na Copa do Mundo da África de 2010!

A Cidade do Cabo é uma cidade litorânea. No verão, faz bastante calor. Nós fomos em março, na última semana do verão, e o clima estava super agradável: bastante calor, com a temperatura caindo um pouquinho à noite. Veja pelas fotos: estávamos sempre de short, vestido, bermuda e etc.

Por outro lado, no inverno, faz frio mesmo! Em 2010, quando fui para a Copa do Mundo, usei casacos e sobretudos de inverno. A temperatura fica por volta de 12º graus, em média.

Só a temperatura na cidade já seria definidora, mas ainda há outra questão bastante importante: o inverno é, também, a época mais chuvosa na Cidade do Cabo. Veja no gráfico abaixo:

Clima na Cidade do Cabo. Fonte: climate-data.org

Os meses que mais chovem são justamente de maio a agosto. Então, no inverno, o clima é frio, chuvoso e também venta bastante. Aliás, de maneira geral, os ventos são fortes na Cidade do Cabo, mas, no inverno, venta muito mais!

Atenção! Repare novamente no gráfico acima. Veja que a precipitação é relativamente significativa não somente no inverno, mas em todo o período de abril a outubro.

E os meses mais secos são, definitivamente, de novembro a março: que é justamente a época do verão! Pela questão climática, não restam dúvidas: a melhor época pra conhecer a Cidade do Cabo é mesmo no verão.

Curtindo a Cidade do Cabo no verão 🙂

Mas ainda tem outro fator importantíssimo a ser levado em consideração: a Cidade do Cabo é completamente diferente no verão! A cidade fica viva, com muitas pessoas na rua, cheia de festivais, shows, eventos, cultura…

No nosso artigo de o que fazer na Cidade do Cabo, vamos explicar em detalhes nossa programação, mas, por ora, podemos adiantar que fizemos programações incríveis exclusivas de verão.

Só pra citar duas delas: 1. Pegamos um cinema ao ar livre no Jardim Botânico, que foi simplesmente sensacional; 2. E encomendamos uma cesta de piquenique na região das vinícolas – disponível apenas no verão.

Dicas da Cidade do Cabo
Cinema ao ar livre no Jardim Botânico: inesquecível!

Deu pra ter uma ideia de como a cidade muda no verão, né? A minha experiência foi completamente diferente na Cidade do Cabo nas duas estações. Eu adorei a cidade no inverno; mas fiquei completamente apaixonada por ela no verão!

Vale lembrar que, por mais que a cidade seja litorânea, a temperatura talvez não importe muito pra aproveitar as praias, porque a água é muiiito gelada. No verão, você verá muitas pessoas na praia, pegando um sol, mas pouquíssimas dentro da água!

Praia de Camps Bay
  1. SÁFARI X CIDADE DO CABO

Fiz um safari da primeira vez que fui à África do Sul, na Copa do Mundo de 2010. Desta vez, optamos por não fazer um safari e, nos próximos parágrafos, te explicamos os motivos.

A primeira razão é que, infelizmente, o clima na Cidade do Cabo e na maior região de safari do país (o Kruger Park, perto de Joanesburgo) são opostos. No verão, quando está calor e sem chuva na Cidade do Cabo, há bastante risco de chuva nos safáris.

E, por outro lado, no inverno (de junho a setembro), quando está seco na savana, faz bastante frio e chove na Cidade do Cabo… E estar seco na savana é excelente para o safári, porque os animais precisam sair à procura de água.

Outro fator que precisa ser levado em consideração é que o melhor clima para fazer safári é quando está menos calor. Afinal, quanto mais quente, menos os bichos querem se movimentar…

Meu sáfari na África do Sul, em 2010

Então, infelizmente, se você quiser pegar a melhor época tanto na Cidade do Cabo quanto no safári, precisará escolher: se for no verão (de dezembro a março), a Cidade do Cabo estará perfeita, mas o safari pode não estar. Se for no inverno (de junho a setembro), há grandes chances de o safári ser perfeito, mas a Cidade do Cabo estará fria e chuvosa.

Muitas pessoas optam por viajar na primavera ou no outono também, pra combinar os dois destinos. É uma possibilidade, desde que você esteja ciente de que talvez não pegue a melhor época em nenhum dos dois locais. Mas, muito provavelmente, conseguirá se divertir nos dois!

Ah, existem alguns safaris e santuários de animais mais perto da Cidade do Cabo e de Port Elizabeth, mas são bem menores que o Kruger Park. Pode ser uma opção razoável também!

Pois bem, voltando às razões pelas quais optamos por não fazer safári nesta viagem: como falamos acima, o clima foi um fator bastante relevante na nossa decisão.

Perceba como o carro é aberto em um sáfari

Outro ponto preponderante foi o fato de que viajamos com nossa bebê de 1 ano e 4 meses e achamos que não faria sentido deixá-la presa por horas a fio dentro de um carro…

É que, no safári, os passeios são por volta das 05hs da manhã e 17hs da tarde, justamente por conta do horário em que os animais costumam estar mais ativos. E cada saída dessa dura em torno de 3 a 4 horas.

Agora imagine uma criança que acabou de começar a andar… E que ama estar solta, explorando o mundo. Como colocá-la dentro de um carro por várias horas por dia, sem a possibilidade de sair?

Achamos que não fazia sentido submeter a nossa filha a isso. Por isso, optamos por passar nossos dias apenas na Cidade do Cabo e acreditamos que foi uma decisão mais do que acertada!  Já adianto que fazer um safári com ela está nos nossos planos para os próximos anos, quando ela tiver maior e, de fato, conseguir aproveitar!

Não ache que sua viagem pela África do Sul ficará incompleta sem um safári. Muito pelo contrário! A Cidade do Cabo tem muita coisa incrível pra fazer, de verdade.

Em uma semana na Cidade do Cabo, pegamos uma praia com pinguins, andamos de bicicleta nas vinícolas, vimos paisagens deslumbrantes, comemos muiiiito bem, nadamos com focas, pegamos um cinema a céu aberto, fomos em vilarejos descolados de surfistas e por aí vai…

Observação importante: sim, alguns safaris aceitam bebês e crianças menores, mas a maior parte deles costuma aceitar crianças a partir de uns 4 ou 5 anos.

Vale lembrar também que, mesmo quem não faz safari na África do Sul, tem bastante contato com os animais: nós tivemos com focas, pinguins, babuínos e etc…

Tivemos muito contato com animais, mesmo sem ter feito sáfari!
  1. MÃO INGLESA

A África do Sul foi colonizada pelos ingleses e, por isso, o tráfego opera na mão inglesa. Isso acontece em alguns países do mundo, como Inglaterra, Nova Zelândia e etc.

Na mão inglesa, o volante fica no lado direito do carro – ao contrário do que acontece aqui no Brasil, por exemplo, em que o volante fica do lado esquerdo.

Mas a mão inglesa é mais do que isso: os veículos trafegam pelo lado esquerdo da via, enquanto as ultrapassagens ocorrem pelo lado direito. Ou seja, é tudo ao contrário, rs.

De maneira prática, vou resumir pra vocês o que acontecia todas as vezes em que o Babinho ia dar seta: ele ligava o para-brisa kkkk. Ou seja, até mesmo dentro do carro, tudo é invertido.

Fique atento a isso, na hora de alugar um carro. Nós alugamos um carro manual e nos arrependemos bastante.

Já ouviu dizer que o verdadeiro sábio é aquele que aprende com o erro dos outros? rs. Pois aprenda com o nosso erro! Uma das melhores dicas da Cidade do Cabo que podemos te dar é: alugue um carro automático! Mesmo mais caro, teria facilitado bastante nossa vida.

Mão inglesa, com o volante do lado direito do carro
  1. MOEDA SUL-AFRICANA

A moeda sul-africana é o Rand e, de maneira geral, o preço das coisas lá é mais barato que o Brasil. Para você ter uma ideia, pagamos cerca de R$ 3.000,00 no aluguel de uma semana de um apartamento muitíssimo bem avaliado.

Fica super bem localizado, no centro da cidade, é completíssimo e tem duas suítes (daria tranquilamente pra dois casais ou pra uma família grande, por exemplo). Se alguém se interessar, aqui vai o link.

Alimentação e passeios também são mais acessíveis. A título de exemplo, pagamos cerca de R$ 45,00 no ingresso do cinema a céu aberto, no local “vip”. Este ingresso incluía acesso ao cinema, cadeira e cobertor, um saco de pipoca, um chocolate e um pacote de balinhas. Na primeira fileira, bem em frente à tela. No Brasil, um ingresso desses seria bem mais caro, né?

Vale dizer que, durante toda a semana em que estivemos na Cidade do Cabo, não precisamos usar dinheiro em espécie em momento algum. Pra sermos mais exatos, sequer trocamos moeda. Tudo que gastamos foi no cartão internacional Wise.

Não sei se você já conhece o cartão Wise, mas é a maneira como atualmente nós fazemos todas as nossas compras em viagens.

Pra fazer o cadastro, é super simples. Depois, basta fazer um pix da sua conta bancária pra conta Wise com o valor desejado. O app faz a conversão na hora, pra mais de 40 moedas. Se você ainda não usa o cartão Wise, está na hora de começar a usar.

É muito mais prático e barato do que qualquer outro método atualmente!

O “bondinho” da Cidade do Cabo
  1. PANORAMA GERAL

Gostaram das nossas dicas da Cidade do Cabo? De maneira geral, a África do Sul é um país completamente apaixonante. O povo, a cultura, a gastronomia, as paisagens… tudo é encantador.

Uma questão bastante triste, entretanto, que chama atenção por lá é a questão racial e social. Apesar de nos sentirmos seguros em todo o tempo em que estivemos lá (inclusive caminhando a pé), vimos muitos pedintes na rua. E, assim como no Brasil, muitas pessoas vigiando o carro… Vimos 2 favelas também (uma bem próxima ao aeroporto).

Todos nós brasileiros sabemos que a questão racial é muito presente no Brasil também. Infelizmente, ainda somos um país muito racista e pessoas brancas e pretas ainda ocupam posições bastante diferentes nas esferas sociais.

Dicas da Cidade do Cabo
Que rolê sensacional!

Ocorre que, como aqui no Brasil somos também muito miscigenados, essa discrepância não fica tão evidente como na África do Sul. Vimos poucas pessoas mestiças; a maioria delas era branca ou preta.

E, por isso, a segregação racial chama muita atenção. Muita mesmo! É uma triste herança do apartheid no país. Inclusive, se você quer aprender mais sobre este tópico, Joanesburgo tem muitos pontos turísticos que ensinam sobre o apartheid. O Museu do Apartheid é imperdível!

Aliás, outra questão que vale a pena mencionar é que a África do Sul vai além da Cidade do Cabo e de Joanesburgo. Uma rota de carro muito bacana é a Rota Jardim (Garden Route), que sai da Cidade do Cabo e vai até Port Elizabeth.

Itinerário da Garden Route: da Cidade do Cabo até Port Elizabeth

São 800 km de cidades litorâneas, reunindo natureza, aventura, esportes e muito mais. Passa pelo bungee jump de ponte mais alto do mundo, só pra citar um exemplo. Ao final da rota, já perto de Port Elizabeth, está o Addo Elephant Park, que costuma ser muito bem avaliado.

No nosso caso, pesquisamos bastante sobre a Garden Route, mas, apesar de parecer ser muito legal, achamos que valeria mais a pena aproveitar os dias na Cidade do Cabo e arredores – que já tem bastante coisa pra fazer! Se você gosta de viajar de carro, vale a pena dar uma pesquisada nessa região!

Vale deixar registrado aqui que na Cidade do Cabo tanto o Uber quanto o Uber Eats funcionam super bem. Pedimos o Uber Eats algumas vezes pra jantar no apartamento, enquanto nossa bebezinha dormia, e foi prático, barato e super gostoso. Pedimos comida chinesa e veio incrivelmente gostosa!

Acabou o nosso artigo introdutório, mas as nossas dicas da Cidade do Cabo estão só começando! Como falamos acima, temos mais três artigos super especiais sobre a cidade:

  1. Um guia completo do que fazer na cidade, com atividades nada óbvias e super divertidas pra toda a família. Para acessá-lo, clique aqui.
  2. Um artigo completamente inédito em português, contando nossa experiência de nadar com centenas de focas selvagens. Clique aqui para ler o nosso relato completo.
  3. Um artigo completamente inusitado sobre as vinícolas na África do Sul, mostrando o roteiro que fizemos – que incluiu andar de bicicleta pelas vinícolas e curtir um piquenique em um cenário deslumbrante. Além disso, preparamos uma planilha exclusiva que mostra atividades super interessantes em dezenas de vinícolas. Para acessá-lo, clique aqui.

Qualquer dúvida que você tenha sobre a Cidade do Cabo em qualquer outro lugar, fala com a gente lá no nosso Instagram. Teremos o maior prazer em trocar uma ideia com você sobre essa cidade completamente fascinante!

Até a próxima aventura,

Carol e Babinho.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

cópia de 130729_4998-1024x1536.jpg

Olá! Somos Carol e Babinho, um casal parceiro, que ama experiências inusitadas pelo Brasil e pelo mundo - especialmente ligadas a aventura, esportes e natureza.
Saiba mais

Booking.com
Rolar para cima